É evidente minha história de amor com o secretariado, mas foram vários tropeços para chegar até aqui. Durante a minha jornada profissional, sempre, de alguma forma, recaí nas rotinas secretariais.
Como tudo começou
Sou funcionária de uma autarquia federal desde 1998. Iniciei minhas atividades no cargo de Auxiliar Administrativo; galgando para o cargo de Analista Administrativo, em 2001, no Departamento de Secretaria. Na época, os serviços a mim designados eram voltados para o atendimento dos Conselheiros do Plenário; e a elaboração de atas, ofícios e comunicados sobre reuniões.
Em 2007, fui convidada pelo Presidente na ocasião, para compor a equipe da Diretoria Executiva. Num primeiro momento, fui atender a Diretoria Operacional, mas com o passar dos tempos fui absorvendo outras responsabilidades, até que, em 2011, assumi o assessoramento do Presidente, dos Vice-Presidentes e das demais Diretorias.
Com isso, fiz um pleito de promoção, já que minhas atividades na prática não condiziam com meu cargo. Porém, meu grau de escolaridade não permitiu tal evolução na carreira. Aceitei a negativa, pois por motivos particulares eu realmente não havia concluído a graduação e os cargos acima do meu, pelo regulamento interno, exigiam o curso superior.
Confesso que naquele momento eu me acomodei. No entanto, comecei a sentir depois de mais alguns anos que as demandas estavam exigindo mais do meu conhecimento.
Quando senti que precisava mudar
Em 2017, diante de uma demanda difícil de atender, tive um choque de realidade e o insight de que não poderia mais continuar como estava, estagnada.
Eu tinha duas opções: finalizar o curso de Ciências Contábeis, que faltava pouco, mas naquele momento não atendia as minhas necessidades; ou iniciar a graduação em Secretariado Executivo e me aprimorar nas funções que exercia.
A melhor escolha
Foi dessa forma, que optei pelo Secretariado Executivo. O gosto pelo retorno aos estudos floresceu graças ao apoio da minha família e, em especial, do meu marido que me incentiva em tudo o que me proponho fazer.
Graduei, então, em 2019; emendei na especialização em Gestão de Pessoas e, atualmente, curso Certificação em Assessoria Executiva de Alta Performance e Pós-Graduação em Gestão, Governança e Setor Público.
A grande conquista
É com muita alegria que comemoro, hoje, a minha mais recente conquista. Neste mês de setembro de 2021, a minha dedicação foi reconhecida e, a partir de outubro, serei nomeada Assessora Executiva.
Que presente maravilhoso estou recebendo, justo no mês que comemoramos nosso dia, o Dia Nacional do Profissional de Secretariado!
Presente que digo que chegou depois de muito, muito esforço.
Por isso hoje, deixo aqui o meu reconhecimento e agradecimento a todos que tiveram a sua importância em minha trajetória para que esta conquista fosse possível. E a mim mesmo, é claro, por acreditar que eu posso, por estar em constante desenvolvimento e oferecer a minha melhor versão!