Por: Andréa Fernandes Guenka
Na organização onde trabalho temos a área de Gerência Jurídica. E eu, como assessora do Conselho Diretor, tenho contato direto com os advogados que atendem o órgão. Sempre passam por minhas mãos documentos, como procurações, mandados judiciais, processos aos quais, apesar deu não ter nenhum vínculo com o fazimento das peças, preciso estar atenta ao conteúdo para o trâmite correto.
A minha convivência com os advogados da instituição é muito gratificante, pois como uma curiosa sobre diversos assuntos, sempre estou ao lado deles, buscando “sugar”, ao menos, o básico de conhecimento. A ideia é não ficar com “cara de ponto de interrogação” quando estou em uma roda de conversas e sei que vai surgir um assunto jurídico.
Dos meus 23 anos de empresa, destaco dois advogados com quem aprendi muito e sou muito grata pela vivência.
Isao era um dos Diretores com formação em Direito e Contabilidade. Como eu admirava a sua facilidade de interpretação de leis e como transmitia as informações aos funcionários, de forma que a compreensão fosse clara e objetiva. O outro, Dr. Fernando, Gerente da Assessoria Jurídica. Uma pessoa muito bem humorada, que também nos dava uma aula sobre as legislações que tínhamos que conhecer para desenvolver nossas tarefas. Além de seu bordão inconfundível, quando algo não saía como o esperado: “lamentável!”.
Saudade destes dois profissionais do Direito que já não fazem mais parte do quadro de funcionários, mas guardo no coração, pois tiveram muita participação no meu aprendizado. Obrigada!