Por: Andréa Fernandes Guenka
O profissional de secretariado e assessoria executiva tem muitos desafios a serem enfrentados, entre eles, se sair bem em situações adversas. Afinal, o que se espera deste profissional é eficiência e resultados.
Para chegar a este patamar almejado por nossos gestores é preciso, portanto, ter um vasto conhecimento dos cenários, dos contextos, das pessoas e, sobretudo, propriedade, percepção e destreza para avaliar e entregar as demandas de acordo com o que foi solicitado.
Somente com as competências e habilidades necessárias para desenvolvermos nosso trabalho poderemos alcançar os nossos próprios objetivos, bem como os objetivos da organização para a qual prestamos atendimento.
A profissão de secretariado exige que o indivíduo tenha a mente aberta e crescente, ou seja, que ele manifeste flexibilidade mental e emocional, tanto para atender suas necessidades individuais, quanto às necessidades da empresa.
Carol S. Deck, autora do livro “Mindset – A nova psicologia do sucesso”, afirma que: “O pensamento rígido (mentalidade fixa) não beneficia ninguém, muito menos você, e que a mudança é sempre possível e oportuna”.
Estamos vivenciando uma realidade, onde aqueles que não permitirem abrir portas para seu desenvolvimento profissional e emocional tenderá a não absorver informações importantes para o seu crescimento, deixando-se estagnar e negar a mudança para o lado positivo da situação.
Não é conveniente esperar que os outros estejam sempre atentos a nos alertar para a solução de problemas, nos mostrando caminhos. A mudança deve partir de nós mesmos.
Tenha atitude na busca pelo conhecimento
Por exemplo, se não estamos aptos a utilizar uma nova ferramenta que facilitará nossa rotina, não devemos esperar que alguém venha nos questionar. Vamos procurar um bom tutorial sobre o assunto para, ao menos, saber do que se trata e como se utiliza.
Podemos ainda solicitar que a organização nos indique fontes para aprimorar e implementar as novidades.
A constância é necessária na busca de conhecimento, informações e atualizações sobre novas tecnologias, inovações e processos que nos transforme e impulsione o nosso autoconhecimento.
Ter a mente aberta para o autoconhecimento pode ser um investimento valioso para um processo de transformação. O processo de autoconhecimento é de extrema importância para qualquer indivíduo que queira ter uma conexão positiva entre o “eu” e o “mundo externo”.
A compreensão das situações e apresentação de resultados se tornam mais claras, quando você se permite mergulhar e enxergar com atitudes de enfrentamento positivas.
Outra forma do profissional de secretariado alavancar o crescimento profissional e pessoal é buscar acompanhamento e direcionamento de um profissional mais experiente.
Programas de Mentoria, por exemplo, são indicados e ajudam profissionais a definirem e alcançarem objetivos. O mentor auxilia o mentorado através de planejamento, ações estratégicas e coerentes, facilitando assim, sua chegada no almejado sucesso profissional.
Acredite, você pode!