Quem me vê hoje tão apaixonada pelo Secretariado pode não imaginar, mas Técnico em Contabilidade é minha primeira formação, área na qual ingressei, pela primeira vez, no mercado de trabalho. Com o diploma em mãos em 1991, corri atrás do meu primeiro emprego e fui registrada em carteira em um escritório de contabilidade.
Mas, olha como o secretariado já me escolhia desde essa época (risos).
As minhas atividades nesta empresa estavam mais relacionadas a secretariar os diretores do escritório do que a fazer a contabilidade em si.
Os anos foram passando e em todos os meus outros trabalhos a contabilidade e o secretariado iam surgindo ao mesmo tempo.
Como trabalhos importantes, destaco duas grandes redes de supermercados, onde atuei nos departamentos de contabilidade e tesouraria.
Desafio
Em 1998, à procura de uma nova oportunidade, me deparei com um anúncio no jornal para um concurso do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Realizei a prova despretensiosamente, bastante descrente de uma possibilidade de classificação, mas, para minha surpresa, fui aprovada!
Em dezembro do mesmo ano, iniciei no cargo de Auxiliar Administrativo, da área de Fiscalização do CRCSP.
Dedicação e Ascensão
Em 2001, eis que secretariado batia na minha porta novamente. Foi quando realizei uma prova interna e passei a atuar como Analista Administrativo na Secretaria do Conselho Regional.
Foram muitos aprendizados com o chefe na época, Clarindo Bibiano de Araújo, um excelente professor, com quem trabalhei assessorando reuniões e sessões plenárias.
A partir daí, só se concretizou a minha atuação direta com Conselheiros, líderes e representantes de entidades contábeis e com os delegados, como chamamos os contadores que representem o CRCSP em seus municípios.
Rumo ao assessoramento da Presidência
Quando a gente se dedica e ama o que faz o resultado vem.
Em 2007 fui convidada pelo, então, presidente para integrar o time da Diretoria Executiva do CRCSP, que estava passando por uma reformulação e necessitava de um profissional para assessorar o Diretor Operacional.
Em pouco tempo aquele ambiente me fascinou e eu absorvi o máximo que pude do conhecimento das queridas Rosa Maria Pereira, na época Assessora da Diretoria Executiva; e Ivanira Ezequiel da Silva, Secretária Supervisora. Duas mestres no meu caminho.
Um caminho que continuou me levando para cada vez mais perto do Secretariado, pois passei assessorar o Conselho Diretor e a Diretoria Executiva do órgão onde atuo, o CRCSP.
Feliz? Muito! Orgulhosa? Também! Mas com um dos maiores desafios da minha carreira como secretária: prestar atendimento para um Conselho Diretor que muda há cada dois anos, o que significa uma nova adaptação, um novo entendimento de como esses profissionais que forma esse conselho se comportam; o que almejam; o que planejam para a organização; como gostam de serem atendidos; quais suas preferências, seus estilos; suas necessidades, suas exigências.
Imagine a cada dois anos começar tudo de novo, sempre, pois cada Conselho Diretor tem uma nova forma de liderar e, consequentemente, eu preciso adaptar o meu modo de secretariar.
O Conselho Diretor é formado por um presidente e quatro vices.
A cada dois anos, tempo que passa muito rápido, um novo frio na barriga, pois parece que estou sempre começando, o que não deixa de ser verdade. A cada dois anos, meu contato com o universo contábil se renova, com perspectivas diferentes.
Ajustar prioridades, aceitar e reconhecer as situações, ter pensamentos criativos e quase que instantâneos, são habilidades que estou sempre percebendo que temos que manter e/ou desenvolver.
Agradecimento
Sou grata a todos os presidentes, vices e diretores que assessoro diretamente desde 2007, cada um com suas particularidades. Eles sempre incorporaram em mim a vontade de estar à altura de suas gestões, extraindo de mim o desejo diário de contribuir para que todos os processos de seus mandatos tenham fluência e visibilidade positivas.
Sem contar as amizades com as quais Deus me presenteou, pois além do trabalho, muitos destes profissionais e suas famílias se tornaram meus amigos.
É muito gratificante falar da relação entre o profissional da contabilidade e do secretariado, pois este é meu universo há 23 anos. Ser uma profissional registrada nas duas profissões (Técnica em Contabilidade e Secretária Executiva) é motivo de muito orgulho e gratidão.